#07

Assistência social: avanços e desafios para a universalização da cidadania
Por Barbara Cobo, Denise Colin, Juliana Pereira e Rodrigo Coelho.

A presente edição trata da questão da Assistência Social, que se vem consolidando desde a Constituição de 1988 como componente da Seguridade Social. Em meados da década passada, esse árduo processo foi impulsionado pela institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em Os sentidos do Sistema Único de Assistência Social, Rodrigo Pereyra de Souza Coelho retoma esse longo percurso histórico até o SUAS, caracterizado pela tensão entre a estrutura social extremamente desigual e as práticas desorganizadas e clientelistas que dominaram o setor durante parte significativa da história brasileira.

No artigo Desafios da Seguridade Social: Breves Considerações sobre a Organização, Controle Social e Financiamento da Assistência Social no Brasil, Denise Ratmann Arruda Colin e Juliana Maria Fernandes Pereira analisam mais de perto como foi construído o SUAS, seus princípios norteadores e as diversas frentes de atuação planejadas para atacar os problemas das populações marginalizadas.

Em A atual estratégia de combate à pobreza no Brasil no contexto das conquistas sociais de 1988: desafis à inclusão de cidadãos e erradicação da miséria, Barbara Cobo discute alguns principais empecilhos que ainda restam para o avanço do SUAS. Na parte fial do artigo, a autora faz uma análise cuidadosa das diferentes propostas disponíveis para que esses problemas tenham uma solução encaminhada no sentido da progressiva universalização da assistência social e a garantia desta como um direito constitucional à proteção contra a pobreza e a miséria.

Em conjunto, esta edição da revista sintetiza contribuições centrais para que possamos entender o tamanho e a complexidade da construção de um Sistema Universal de Assistência Social. Estamos certos de que todos interessados a garantia dos direitos do cidadão no Brasil têm muito a ganhar acompanhando a linha destes especialistas no tema.

Boa leitura!

Eduardo Fagnani e Thomas Conti

Editores

Clique aqui para ler a versão digital 

Clique aqui para baixar o PDF 

Anúncios

Deixe seu comentário sobre o texto.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s