#16

revista-pps-16_capa redes

Ler a versão digital I Baixar o PDF

Políticas de austeridade econômica: o debate sobre alternativas 

por Fernando Nogueira da Costa | Carlos Pinkusfeld Bastos | Roberto Pires Messenberg

Nesta edição #16 da Revista Política Social e Desenvolvimento, seguimos no debate sobre a gestão macroeconômica e seus impactos sobre o desenvolvimento e a questão social. Os três artigos desta edição fornecem subsídios para um questionamento dos ajustes e um panorama das opções disponíveis, como elas aparecem no cenário internacional, e as possibilidades abertas para o Brasil.

O artigo “Estado da Arte da Política Econômica”, de Fernando Nogueira da Costa, lança uma questão para debate: com base na experiência internacional, quais são as alternativas para a gestão da política econômica brasileira neste cenário pós-crise? Qual é o estado das artes desse debate no plano internacional?

Em “Não existe não haver alternativa”, Carlos Pinkusfeld Bastos retoma a trajetória dos fenômenos econômicos no século XX e seu impacto na formação de consensos de política econômica. O autor busca semelhanças e divergências entre o período atual e a etapa do consenso keynesiano no pós-guerra. Ele aponta pistas para repensar as possíveis oportunidades para uma alternativa progressista e inclusiva.

Por fim, em “Restrições e perspectivas do crescimento econômico no Brasil”, Roberto Pires Messenberg analisa a conjuntura atual ressaltando que o impacto das pressões cambiais e de balanço de pagamentos está sendo respondido pela política de juros visando atrair o capital externo, deixando em segundo plano a necessária remodelagem da base produtiva, da qual o desempenho da economia inexoravelmente dependerá no longo prazo. Para o autor, o investimento seria a alavanca para se buscar o crescimento econômico, pré-condição necessária para reduzir o oneroso patamar dos juros em que o país se encontra.

Convidamos todos os leitores a refletirem sobre esses temas que hoje, talvez mais que em qualquer outro momento da história recente, colocam-se no epicentro do debate político. Desejamos a todos ótima leitura!

Andre Biancarelli
REDE D

Eduardo Fagnani
PLATAFORMA POLÍTICA SOCIAL

Pedro Rossi
BRASIL DEBATE

Thomas Conti
PLATAFORMA POLÍTICA SOCIAL

 

Anúncios

Uma resposta para “#16

Deixe seu comentário sobre o texto.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s